sábado, 9 de dezembro de 2017

Eucaristia dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior na celebração dos seus 125 anos

Na Solenidade da Imaculada Conceição, feriado em Portugal, a 8 de dezembro, os Bombeiros Voluntários de Rio Maior participaram na missa paroquial, em ação de graças pelo 125º aniversário de associação humanitária. Os soldados da paz consagraram à padroeira o seu serviço, lembrando “todos aqueles que perderam as suas vidas e os seus bens, naquele que consideramos ter sido o pior ano em incêndios florestais”. “São 125 anos de história, marcados pela solidariedade e amor ao próximo, independentemente de crenças, rostos de pele, grandezas e estatutos sociais”, sustentou o comandante Paulo Cardoso.

Durante a consagração desta Eucaristia na igreja matriz, ressoou o toque de continência entoado por alguns elementos da fanfarra dos bombeiros. No momento solene foram recordados os falecidos do mundo inteiro, as vítimas dos incêndios, os pobres, os doentes, os presos, os desempregados, os que não encontram ninguém que os acolham e os amem.

No final da celebração, o pároco frei Paolo Beretta revelou que o gesto musical proporcionado pela fanfarra provocou uma “expulsão de vida nova”, e exortou os crentes a interceder a proteção de Nossa Senhora, continuando a olhar para Maria como “modelo de santidade, de acolhimento e de serviço”. “Que neste tempo de Advento, Aquela que gerou a vida, possa permitir a cada um de nós, gerar a vida do seu filho Jesus”.

Ao celebrar o dia de Nossa Senhora da Conceição, e por aquele dia repleto de simbolismo, outrora caracterizado como dia da mãe e da família, Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, numa breve mensagem, dirigiu palavras de agradecimento aos familiares de todos os bombeiros e bombeiras, pelo sacrifício das suas vidas no auxilio ao próximo, lembrando corpos sociais e fanfarra.

“Neste dia dos 125 anos desejo à Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Rio Maior muitos e felizes anos de vida. Sem dúvida que a farda é bela e única, como tão bela é a nossa fanfarra, que aqui hoje nos encantou com a sua atuação musical”, afirmou.

“Sabemos que este ano está marcado nas nossas memórias no que toca aos incêndios, mas enalteço também, o serviço prestado no socorro, no transporte de doentes e no auxílio à nossa comunidade”, sublinhou a autarca, lembrando a representação que faz na área da proteção civil, no contacto próximo com a população.


João Polónia / Comércio & Notícias



Sem comentários:

Enviar um comentário