quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Padre José Cruz celebra 25 anos de ordenação sacerdotal

“Te louvo Ó Mestre por me teres chamado a aprender contigo a vida. Perdoa-me pelas indecisões e pelas minhas ausências de amor, pelas fragilidades e incoerências. Clamo pela Tua graça, que sempre é mais em mim”. As palavras são do padre José Cruz, ao celebrar ação de graças pelos 25 anos de ordenação sacerdotal. Numa mensagem divulgada na página da ‘Eira da Paz e Alegria’ na rede social Facebook, o sacerdote recorda os passos do seu ministério pastoral, agradecendo a Deus os seus desígnios, e a todos aqueles que conheceu e se cruzou no caminho ao longo dos últimos 25 anos, permitindo-o “a aprender, a ser e a fazer como o mestre”, Jesus Cristo.

Com os olhos e o pensamento em Deus, o padre José Cruz descreveu os principais momentos da sua vida, que o marcaram no caminho da fé. No ambiente escolar, foi junto dos alunos, colegas e professores, que aprendeu a olhar o mundo e a vida, à luz da fé. Com ousadia, experimentou e construiu o dinamismo das primeiras comunidades cristãs, como pároco, em Arranhó e Santana da Carnota (Patriarcado de Lisboa), com responsabilidade na Equipa Vicarial de Alenquer para a Pastoral Juvenil, “semeando as sementes de fé em muitos recantos esquecidos”. Junto dos Imigrantes pôde saborear a riqueza da comunhão fraterna na diversidade de culturas.

Nos hospitais da CUF Descobertas e de Santo António dos Capuchos, do CHLC, na fragilidade dos que tem cuidado na doença, próximo dos seus colegas cuidadores, o padre salienta que a “aprendizagem do tempo e a vida”, tem transformado “o hospital numa terra de esperança”, lembrando  a  universidade, onde descobriu “novas artes de cuidar na doença, nas perdas e no luto”.

Na Eira da Paz e da Alegria, o testemunho contínuo do “regresso à casa do Pai de muitos que estavam longe de Deus”; as experiências de “partilha, oração e crescimento” no contacto com o movimento de espiritualidade conjugal Equipas de Nossa Senhora; a oportunidade de adquirir uma “diversidade e intensidade de vivências no crescimento espiritual” em terras de peregrinação, como, Fátima, Jerusalém, Medugorje, Roma, Santiago e Taizé, são também testemunhos recordados com emoção.

“Eu sei Senhor, que mesmo no meu esquecimento de Ti, Tu És e estás eternamente comigo. À Tua mesa, na Tua Ceia de amor, as nossas diferenças transformam-se em comunhão, saciamos todos a nossa fome e a nossa sede; a paz e a alegria aprendem uma nova aurora. O teu Espírito Santo inspira sabedoria, cura, congrega e anima esperança, fazendo presente a Tua eternidade. Ó Mestre, Tu És o caminho, a verdade e a vida! Ensina-me a colocar diante do Teu espelho, a ser Tua genuína imagem e semelhança. A ser criança de Deus Menino; a aprender a ser e a fazer sempre em Ti!”, certifica o padre José Cruz, na pagela comemorativa, divulgada na Internet.

No passado dia 1 de dezembro, dia de aniversário sacerdotal, o padre José Cruz presidiu a Eucaristia em ação de graças pelos 25 anos de presbítero, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Moita dos Ferreiros, preenchida por paroquianos, familiares e amigos. Seguiu-se um almoço partilhado e de confraternização com as famílias no Centro de Cultura e Recreio daquela localidade.

A Eira da Paz e Alegria, na localidade de Moita dos Ferreiros, Lourinhã, é formada por um grupo de cristãos ecuménicos constituído por crianças, jovens, adultos e idosos que partilham a vida, experimentam o acolhimento, edificam a paz e anunciam a alegria com base na promoção da dignidade da pessoa humana. Pelo dom da fé e com a graça do amor de Deus, que habita em seus corações, esta comunidade acolhe famílias crentes e não crentes, homens e mulheres de boa vontade.


João Polónia / Comércio & Notícias | foto Eira da Paz e Alegria

Sem comentários:

Enviar um comentário